5 habilidades fundamentais para trabalhar com ESG

A Atitus desenvolve o conceito dentro da graduação e de outros setores da instituição

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) vem do inglês e, em tradução livre, significa Ambiental, Social e Governança. Ela faz referência a uma abordagem que surgiu no mundo corporativo e hoje ganha novos espaços. Ao influenciar a gestão das empresas, por exemplo, o ESG traz a questão da sustentabilidade e da preocupação com o social para um outro patamar. Especialistas afirmam que a empresa que não se adequar a essa nova visão corre o risco de perder grandes oportunidades e até fechar as portas no futuro. 

No Brasil, o ESG desponta como uma tendência que promete gerar novos postos de emprego nos próximos anos. É o que aponta o estudo Future of Jobs, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral.  A estimativa de crescimento para os cargos relacionados à sustentabilidade é de 33% até 2027. Isso também tem aumentado a procura por formações que tragam o ESG como norte em seus currículos e também por instituições com uma gestão voltada para questões ambientais, sociais e de governança que façam a diferença. 

>> Atitus leva conhecimento para a Frinape 2022

Na Atitus, o ESG já é uma realidade e novas propostas envolvendo a prática estão em desenvolvimento em diferentes setores da instituição, inclusive dentro dos cursos de graduação e pós-graduação. O professor e pesquisador Jandir Pauli dedica-se ao tema dentro da Atitus e selecionou 5 habilidades fundamentais para quem quer trabalhar com ESG. Confira:

1) Pensamento estratégico e de planejamento

Além de conhecer os fundamentos da abordagem de gestão (management approach) dos temas ambientais, sociais e de governança, as empresas precisarão de pessoas com habilidades de planejamento e capazes de desenvolver estratégias para atuação em ESG.

2) Capacidade de avaliação de riscos

As empresas gerenciam recursos, mas precisam aprender a considerar os riscos ambientais e sociais associados aos riscos econômicos. Por isso, precisarão de pessoas que dominem metodologias, métricas e os indicadores para mensurar o impacto das ações em ESG.

3) Comunicação

O relacionamento com as partes interessadas (stakeholders) precisa tornar-se um valor da empresa. Por isso, é fundamental articular os objetivos dos diversos atores e o contexto em que a empresa está inserida.

4) Liderança sustentável

Será fundamental desenvolver habilidades interpessoais que articulem a gestão do negócio com os aspectos ambientais e de Direitos Humanos, contribuindo para a transformação da cultura da empresa.

5) Pensamento inovador

Ser capaz de associar sustentabilidade e inovação por meio da atualização das pautas, da articulação de atores e da busca constante para aproximar as empresas das tendências sociais também é uma habilidade diferencial. 

Então, pronto para encarar um curso na Atitus e tornar-se um profissional ESG?

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023