5 dicas para quem pensa em fazer transição de carreira

Oportunidades de crescimento ou desejo de um novo ofício podem impulsionar mudança de área e também de profissão

Tempo estimado de leitura: .

15 de setembro de 2023

Por desejo de exercer outra profissão, em busca de novas oportunidades de crescimento profissional, ou até mesmo para conciliar com outros propósitos, a transição de carreira é uma oportunidade para mudar de vida.

No entanto, essa mudança pode provocar medo e insegurança em muitos profissionais. Buscar aperfeiçoamento na nova área, com uma graduação ou uma especialização é uma dica importante para quem está pensando em trocar de ares. 

>> Transição de carreira para TI: Por que vale a pena investir nessa área

Antes de decidir um novo rumo profissional ou até mesmo na hora de se recolocar no mercado de trabalho, é preciso seguir um planejamento e tomar várias decisões. Se você pensa em mudar de carreira, confira algumas dicas que vão te ajudar nessa virada de chave: 

1) Análise detalhada sobre a nova área de atuação

Na hora de dar o primeiro passo, é importante ser bem específico e não basta apenas definir uma área ou profissão. Responder perguntas como “em quais setores eu quero trabalhar?” ou “quais tarefas desejo fazer?”, “quais habilidades eu possuo?” e “como posso aproveitar minha experiência?” ajudam a identificar o caminho a seguir. Identificar vantagens e desvantagens das opções e buscar o máximo de informações sobre ela também é importante. 

2) Planejamento financeiro

Não existe um tempo certo para a mudança de carreira, que pode ser de forma curta ou mais duradoura. É possível ter que investir em cursos ou começar uma nova trajetória com um salário júnior. 

3) Graduação ou especialização como caminho 

Buscar uma nova graduação contribui para o processo de mudança de carreira em casos onde há uma mudança total de profissão. Em outros casos, fazer pós-graduação também pode ser um bom caminho. Conheça os cursos de graduação, mestrado e doutorado da Atitus, que também conta com a Aceleradora de Carreiras para impulsionar a jornada.  

4) Atualização do currículo

Prepare seu currículo e sua biografia profissional e apresente suas qualificações para o novo campo. Atualize também redes sociais, especialmente aquelas usadas para o meio profissional, e se prepare para responder sobre a transição em possíveis entrevistas de emprego, prezando pela sinceridade.

5) Networking e empresas-alvo Conversar com outros profissionais da nova área pode ajudar no relacionamento profissional e também em insights para sua transição, o networking pode ser estratégico desde o começo da transição de carreira. Se for necessário, busque por mentorias ou orientação especializada para ajudar a encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023