5 dicas para conquistar uma vaga nas Big Techs

Confira o que é preciso para trabalhar nestas grandes corporações de tecnologia

27 de setembro de 2023

Fazer parte do time de colaboradores de empresas como Google e Apple é o sonho de muitos profissionais da área de tecnologia. Além de serem organizações influentes no mercado, as chamadas Big Techs ainda trazem inúmeros benefícios para quem está construindo uma carreira no setor. Por possuírem escritórios em vários países e atuarem em escala global, as Big Techs investem com força em estratégias inovadoras e formatos de trabalho diferenciados.

O funcionamento interno também é diferente de uma empresa tradicional. Muitas Big Techs contam com pouca hierarquia interna e algumas não cobram horas de trabalho da equipe, dando autonomia para que os colaboradores trabalhem quando e onde desejarem, desde que façam as entregas necessárias.

Escute o Atitus Talks sobre jornada preditiva e employer university

No universo altamente competitivo da tecnologia, conquistar uma vaga em uma Big Tech é um desafio, já que essas empresas são conhecidas por oferecerem salários altos, oportunidades de crescimento e projetos inovadores que impactam o mundo. Por isso, selecionamos cinco dicas para você conquistar a sua vaga em uma Big Tech. Confira:

1) Desenvolva suas habilidades técnicas

É crucial que você desenvolva habilidades técnicas sólidas. Comece estudando linguagens de programação relevantes para sua área de interesse, como Python, Java ou JavaScript. Explore cursos online, tutoriais e livros para aprimorar suas habilidades, além de investir em uma graduação em Ciências da Computação. As Big Techs valorizam habilidades como análise de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e design de produtos. Diversifique suas habilidades técnicas para se tornar um candidato mais atraente.

2) Construa um portfólio

Crie um portfólio que impressione. Inclua projetos pessoais, trabalhos acadêmicos relevantes, contribuições para projetos de código aberto e até mesmo estágios em empresas menores de tecnologia. Um portfólio sólido demonstra seu compromisso com a área e sua capacidade de aplicar seu conhecimento na prática.

3) Invista em educação continuada

A educação é fundamental para conseguir uma vaga em uma Big Tech. Considere a possibilidade de fazer cursos de graduação ou pós-graduação em ciência da computação, engenharia de software ou áreas relacionadas. Muitas vezes, essas empresas valorizam candidatos com alta formação acadêmica. Mantenha-se atualizado com as últimas tendências tecnológicas, participe de conferências e workshops e continue a aprimorar suas habilidades.

4) Construa redes de contatos

Construir uma rede de contatos é crucial para conseguir uma vaga em uma Big Tech. Participe de eventos da indústria, conferências e encontros locais de tecnologia. Use plataformas de mídia social, como o LinkedIn, para se conectar com profissionais da área. Quando se candidatar a vagas em empresas de tecnologia, personalize seu currículo e destaque suas habilidades e experiências relevantes para a empresa específica. Pesquise sobre a cultura da empresa e alinhe sua candidatura com os valores e objetivos dela.

5) Prepare-se para entrevistas

As entrevistas técnicas em empresas de tecnologia são famosas por seu rigor. Estude algoritmos, estruturas de dados e resolva problemas de programação com antecedência. Pratique entrevistas técnicas com amigos ou por meio de plataformas online. Esteja preparado para responder a perguntas comportamentais, que avaliam suas habilidades interpessoais e sua capacidade de trabalhar em equipe.

Que tal colocar essas dicas em prática começando por uma formação de qualidade? A Atitus Educação tem parceria com importantes Big Techs e um de seus campus está instalado em um dos maiores hubs da região sul do país, o Instituto Caldeira. Vem conhecer nossos diferenciais e assuma o controle do seu futuro!