5  benefícios da fisioterapia home care

Modalidade proporciona mais conforto para pacientes idosos ou com dificuldades de locomoção

Tempo estimado de leitura: .

21 de setembro de 2023

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros e as transformações no setor da saúde causadas pela pandemia de Covid-19 ampliaram o interesse por atendimentos médicos domiciliares. A busca por profissionais que atendem no modelo home care quase triplicou nos últimos seis anos, conforme dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Núcleo Nacional de Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead). 

O crescimento do setor home care no Brasil não se deve somente ao envelhecimento da população. Há também a questão do custo-benefício do atendimento domiciliar e a possibilidade de realizar um atendimento mais humanizado. Um dos setores que se destaca dentro deste formato é o da fisioterapia. A atenção domiciliar fisioterapêutica é especialmente indicada para indivíduos que possuem dificuldades de locomoção, idosos, pacientes neurológicos ou que apresentam condições crônicas que demandam cuidados permanentes. 

O fisioterapeuta realiza uma avaliação inicial para identificar as necessidades do paciente e, em seguida, desenvolve um plano terapêutico personalizado. O curso de graduação em fisioterapia da Atitus está em sintonia com essa tendência do mercado fisioterapêutico e proporciona experiências de home care para os alunos em diferentes etapas da formação. 

>> Estagiando: explorando a fisioterapia por meio dos primeiros estágios

“Os acadêmicos da Atitus vivenciam a atuação domiciliar em diversas disciplinas, como a fisioterapia neurofuncional, a gerontologia, a pneumofuncional e a cardiovascular, com cenários clínicos simulados, utilizando metodologias efetivas para desenvolver habilidades de avaliação e comunicação, tomada de decisões clínicas e competências específicas”, explica o coordenador do curso, Leonardo Calegari. 

Selecionamos 5 benefícios da fisioterapia home care para você conhecer. Confira:

1) Praticidade e conforto para os pacientes

Não ter que sair de casa para realizar a fisioterapia é algo motivador para pacientes que se encontram acamados ou que possuem dificuldades de locomoção. A flexibilidade de horários do home care garante sessões mais eficientes e com maiores resultados, além de motivar o paciente a seguir com o tratamento. 

2) Envolvimento dos cuidadores e familiares

A fisioterapia home care promove uma interação maior entre cuidadores e profissionais. Realizando as sessões em casa, é possível orientar algumas práticas simples para serem executadas pelo próprio paciente, com apoio de outras pessoas. Essa troca entre o fisioterapeuta e os responsáveis pelo paciente também promove uma maior humanização no atendimento e um envolvimento mais intenso da família no processo de reabilitação. 

3) Aproximação entre fisioterapeuta e paciente

Longe do ambiente do consultório, o fisioterapeuta consegue ter um maior diálogo e também realizar as sessões de forma mais tranquila e personalizada. O aumento da confiança do paciente no fisioterapeuta também melhora os resultados e a continuidade do tratamento. 

4) Diminuição de acidentes

Em pacientes idosos, o índice de quedas é alto e pode ocasionar lesões mais graves. Com a fisioterapia domiciliar, é possível melhorar a coordenação motora e o equilíbrio. E, como as atividades são realizadas na própria casa do paciente, isso proporciona uma preparação maior para a mobilidade que se faz necessária na rotina de movimentação entre os cômodos, evitando acidentes.

5) Independência

Ao desenvolver a capacidade motora, o paciente torna-se mais independente para realizar atividades do dia-a-dia. No caso dos idosos, poder executar tarefas sem a necessidade de auxílio torna o envelhecimento mais ativo, aumentando a qualidade de vida não apenas do paciente, mas de toda a família.

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023