4 habilidades essenciais para cursar Arquitetura e Urbanismo

Ser um bom arquiteto ou arquiteta vai além de fazer cálculos e projetos; é preciso pensar no bem-estar das pessoas

Tempo estimado de leitura: .

22 de agosto de 2023

Pensar em soluções para um cômodo, um condomínio ou uma cidade inteira: o papel do arquiteto e urbanista vai além de projetar. Na Arquitetura e Urbanismo, o profissional pode executar projetos, reformas e pensar interiores, mas também pode fazer mais, como é a chamada arquitetura social – que busca moradia a todos ou ações de sustentabilidade. 

>> Sou Arquiteto, e agora: o que posso fazer?

Com muita criatividade, ousadia e movido por um sonho, Oscar Niemeyer virou referência na arquitetura moderna: projetou Brasília e assinou mais de 600 obras pelo mundo

Mas para ser um bom arquiteto ou arquiteta em qualquer segmento da profissão é preciso desenvolver habilidades para se destacar no mercado profissional. Vale lembrar que tais características estão relacionadas com a técnica e, também, com o perfil do profissional em Arquitetura e Urbanismo. E todas elas podem ser desenvolvidas. Conheça-as: 

1) Ter uma boa visão espacial 

Da reforma de um imóvel à construção de um shopping, o arquiteto precisa ter ou desenvolver uma boa visão espacial, sabendo combinar a técnica com elementos estéticos. Por isso, é preciso explorar as possibilidades de elementos e materiais e pensar sempre no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas.

>> Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da Atitus 

2) Ser entusiasta da tecnologia

A tecnologia também faz parte do dia a dia do arquiteto. Softwares e ferramentas ajudam com projeções, desenhos e cálculos que integram a rotina da Arquitetura e Urbanismo. Buscar integração às novas tecnologias e aliar inovação na vida das pessoas é crucial para encontrar soluções.

>> Qual o papel do arquiteto e urbanista no futuro das cidades?

3) Ser criativo e acompanhar tendências 

A criatividade é uma aliada na hora de mostrar opções aos clientes e achar melhores alternativas na execução de projetos. Insights e novas propostas podem surpreender no resultado final do trabalho. Estar de olho no que é tendência vai fazer a diferença e resultar em projetos inovadores.

4) Sustentabilidade e olhar no futuro
Trabalhar conceitos de sustentabilidade nos projetos é uma das principais características de um profissional da área e serve como diferencial competitivo. O público busca cada vez mais serviços que se importam com o meio ambiente. Pensar no futuro é saber que uma obra vai durar muitos anos e apostar em conceitos de durabilidade, aliados com a estética, agrega valor ao trabalho. 

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023