4 dicas para acertar na escolha da sua segunda graduação

A Atitus conta com atividades práticas e teóricas no desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho

Tempo estimado de leitura: .

15 de setembro de 2023

Voltar a estudar e começar uma segunda graduação pode resultar em mais oportunidades profissionais. Além de trazer novos conhecimentos e experiência, uma dupla formação vira um diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

A segunda graduação é, geralmente, motivada por dois fatores: um deles é o desejo de exercer uma nova ocupação – seja por quem está atuante no mercado de trabalho ou por quem já se aposentou. Em outros casos, é uma aposta para quem busca ampliar conhecimento e complementar a primeira formação. 

Nesses casos, dois diplomas viram aliados. Um profissional da Educação Física que estuda Nutrição, por exemplo, pode ofertar um serviço diferente da concorrência; um engenheiro que decide cursar Administração acaba desenvolvendo competências importantes de quem ocupa cargos de liderança em uma grande organização. 

>> Designing Your Life: Mentalidade inovadora para o sucesso e a transformação digital

Independentemente de o motivo que faz com que você opte por um segundo diploma, é preciso prestar atenção em algumas dicas na hora de voltar à sala de aula: 

1) Conheça suas pretensões 

Quando decidir por uma segunda graduação, faça um planejamento sobre o que deseja em sua carreira e como o novo curso irá ajudar. Conheça suas metas e objetivos. 

2) Faça um planejamento 

Saiba quanto tempo você deve investir. Quem já é graduado, deve procurar a coordenação do curso e ver quais disciplinas já cursadas podem ser aproveitadas. Também é importante organizar o tempo dedicado ao estudo, tanto em aula como em trabalhos acadêmicos e possíveis estágios obrigatórios.

3) Fique de olho na organização financeira 

Veja quanto será preciso investir no estudo e em outras despesas relacionadas, como transporte e alimentação em dias de aula, por exemplo. Vale lembrar que em alguns cursos é necessário a compra de materiais. 

4) Aproveite tudo que a instituição oferece

Para que a experiência tenha o melhor resultado possível, aproveite tudo o que a universidade oferece: grupos de pesquisa e atividades práticas potencializam tudo que você aprende.  

Invista no segundo diploma Na Atitus, temos, desde o começo da formação, serviços que ajudarão a criar oportunidades profissionais. A Jornada Preditiva é um exemplo, que prepara para os desafios da profissão. A Atitus segue o conceito Employer University, com experiências e habilidades essenciais. A instituição ainda faz parte de um ecossistema de inovação e conta com a Disciplina de Desafios, para desenvolver soft skills a partir de desafios reais do mercado. Conheça todos os diferenciais da Atitus e faça já sua segunda graduação.

Mais Acessados

... Tecnologia

3 livros essenciais para os apaixonados por Ciência da Computação

26 de setembro de 2023

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023