3 tecnologias que estão transformando a pecuária

Facilitar a vida do produtor e gerar resultados mais sustentáveis são algumas das conquistas do setor

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

A importância do agronegócio está no centro de muitas discussões mundiais. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que a população mundial em 2050 será de 10 bilhões de habitantes. O crescimento populacional, aliado às constantes mudanças climáticas, passou a exigir novas alternativas para o setor agrícola. E é aí que entra em cena a tecnologia. 

A chamada Pecuária 4.0 ganha cada vez mais adeptos, seja nas pequenas ou nas grandes propriedades, ampliando as fronteiras da produtividade e otimizando os processos. Muitas práticas tradicionais se tornaram ineficientes no novo cenário mundial e foi preciso transformar os métodos. Para isso, surgem equipamentos como drones e também aplicativos que facilitam a vida do produtor e garantem ciclos mais produtivos e sustentáveis. 

>> Como a tecnologia está revolucionando as interações entre seres humanos e animais

Na graduação em Medicina Veterinária da Atitus, os alunos estão em constante contato com as inovações do setor do agronegócio. Para o coordenador do curso, Deniz Anziliero, uma das tendências que merecem atenção é o agrodigital, que vai atuar, principalmente, na tomada de decisão dos produtores. No caso da produção de leite, por exemplo, os alunos da Atitus têm a oportunidade de conhecer de perto o processo de ordenha por meio de robôs. 

“O uso de robôs é estratégico para a pecuária leiteira, pois temos um problema crônico de mão-de-obra para ordenha. Com a robótica, o produtor obtém maior eficiência e redução dos custos, apesar de ser um investimento alto em equipamentos. Também existem coleiras, chips e brincos que coletam informações e auxiliam na construção de um banco de dados que podem influenciar na tomada de decisões dentro da propriedade”, explica o professor. 

Selecionamos 3 tecnologias que estão transformando a pecuária no país. Confira:

1) Drones

Em grandes propriedades, a presença de drones já é uma realidade há alguns anos, por questões de economia e organização. Essa tecnologia permite que o produtor monitore o local e o rebanho, verifique cercas e áreas com problemas de solo com o auxílio do equipamento.

2) Aplicativos

Basta um smartphone ou um tablet na mão para a magia acontecer. “São vários os aplicativos disponíveis no mercado. Em especial, destacam-se os apps relacionados com a parte administrativa do negócio, pois eles otimizam o tempo do produtor rural e geram um banco de dados organizado e de fácil acesso.”

3) Internet das Coisas 

A internet das coisas (IOT, em inglês) é uma rede global crescente de objetos habilitados para Internet, que transferem dados e se comunicam entre si. Todos esses objetos têm identificadores exclusivos e podem variar desde dispositivos móveis até eletrodomésticos e carros. 

Na pecuária, a IOT unifica e possibilita o acesso a dados sobre solo e pastagens, além de previsões meteorológicas e a movimentação de máquinas agrícolas em vários dispositivos, facilitando o acesso do produtor em diferentes situações e garantindo decisões mais efetivas e rápidas

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023