3 tecnologias inovadoras da Medicina Robótica

Brasil é líder em cirurgias realizadas por robôs na América Latina

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

O futuro chegou à medicina. O uso de robótica em diferentes especialidades médicas tem se tornado cada vez mais comum, especialmente na área cirúrgica, onde proporciona procedimentos mais ágeis, precisos e seguros. Em 2017, por exemplo, o Brasil registrou em torno de 6 mil cirurgias realizadas por robôs médicos, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil). Em 2019, o Brasil se tornou o país que mais realiza cirurgias robóticas na América Latina.

>> Centro Regional de Cirurgia Robótica é lançado pelo Hospital de Clínicas

No curso de Medicina da Atitus do campus Passo Fundo, os alunos realizam as práticas em um hospital-escola localizado dentro do Hospital de Clínicas, que é referência em saúde na região do Planalto Médio. Por tratar-se de uma instituição em expansão, os futuros médicos têm acesso ao que há de mais moderno em várias especialidades, inclusive quando o assunto é a medicina robótica. 

Selecionamos 3 tecnologias inovadoras dessa área para você conhecer. Confira:

Telecirurgia

Também conhecidas como cirurgias robóticas, essa tecnologia passou a fazer parte do cotidiano médico há alguns anos. O procedimento ocorre com um robô composto por pequenos braços e câmeras 3D que segue as instruções do médico. A tecnologia é utilizada especialmente na área da urologia e em cirurgias torácica e abdominal.

Processamento de dados

Softwares também são parte importante na modernização da medicina. Tais programas colaboram no processamento de dados dos pacientes, o que permite a otimização dos diagnósticos e uma maior organização de todo o histórico da pessoa antes da realização de um procedimento, por exemplo. Questões ligadas à gestão hospitalar também podem ser realizadas por softwares, que utilizam algoritmos customizados. 

Mapeamento 3D

Equipamentos de precisão com tecnologia 3D ganham maior uso nas clínicas e hospitais. Eles permitem um mapeamento em três dimensões dos órgãos em alta definição e com a capacidade de ampliação de até 10 vezes. A riqueza de detalhes e ângulos garante uma visualização de lesões e outras enfermidades com mais clareza, resultando em um tratamento mais efetivo e personalizado

Toda essa tecnologia pode estar ao seu alcance. Venha estudar numa instituição com conexão radical com o mercado e marcada pela inovação: conheça a Atitus!

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023