3 dicas para um profissional da Odontologia fazer a diferença

Curiosidade e empatia são algumas das características que trazem crescimento na carreira

Tempo estimado de leitura: .

19 de setembro de 2023

A procura por tratamentos odontológicos cresceu no Brasil. De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitar (Abimo), a cada ano são realizados cerca de 800 mil implantes no país. Os procedimentos envolvem alta tecnologia, como escaneamento 3D e softwares avançados, mas muitas unidades de saúde pública do território nacional não possuem esses equipamentos. Sabendo que muitos odontólogos irão iniciar suas trajetórias profissionais atuando nestes locais, a graduação em Odontologia da Atitus tem como foco a base manual da profissão, o que garante uma atuação para diferentes públicos. 

“Antes de partirmos para o uso de tecnologias nas aulas, nós ensinamos aos alunos como fazer o básico. É preciso que ele aprenda o método manual, sem a dependência de alguns aparelhos, para depois experimentar algo mais tecnológico. Isso prepara ele para o mercado em todas as situações que se apresentarem”, explica a coordenadora do curso do campus Passo Fundo, Lisandra Zin. 

>> Mercado aquecido: Odontologia do futuro traz desafios digitais para profissionais da área

Para a comunidade, o curso de Odontologia da Atitus oferece serviços como restaurações, tratamento de canal, extrações dentárias, clareamentos e atendimento de odontopediatria para crianças a partir dos 5 anos. Os serviços são realizados por alunos da graduação com a supervisão e orientação direta dos professores da instituição. Para os tratamentos realizados são cobrados valores acessíveis, abaixo dos oferecidos no mercado de trabalho. 

Além da graduação, a Atitus Educação também oferece cursos de mestrado e doutorado na área da Odontologia. Seja para melhorar sua atuação no mercado de trabalho ou para dedicar-se à pesquisa científica, manter o currículo atualizado é um diferencial importante para os odontólogos. Mas outros pontos podem fazer a diferença na sua carreira da Odontologia. Confira algumas dicas:

Seja curioso

Isso vale para outras profissões, mas a Odontologia é um campo vasto para os que levam a curiosidade a sério. Ela incentiva a busca por técnicas mais modernas, procedimentos menos invasivos e mais econômicos, o que garante sucesso na carreira clínica.

Tenha empatia

Um tratamento odontológico pode envolver questões emocionais do paciente. Um profissional que sabe ouvir e presta um atendimento mais humanizado, além de encontrar a melhor solução, constrói uma relação de confiança que faz toda a diferença no resultado final. 

Invista em gestão

Saber gerir um negócio faz o odontólogo estar um passo à frente no mercado de trabalho. É importante investir em conhecimento sobre gestão desde o início da carreira profissional, inclusive para precificar os serviços oferecidos. 

“São muitos aspectos que devem ser levados em conta quando se estipula o valor de um serviço odontológico, desde os anos de formação até o custo de água, luz e aluguel do local de trabalho. Esta é uma dúvida bem frequente entre os alunos”, lembra Lisandra.

Mais Acessados

... Carreiras

Administração Pública: Como trabalhar na área?

14 de dezembro de 2023

... Carreiras

Negócios na telinha: 3 séries imperdíveis para quem quer empreender

14 de dezembro de 2023

... Notícias

Professora e aluno da Atitus são voluntários de projeto social de robótica educacional

21 de dezembro de 2023